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FOLHA DOS VAREJISTAS, DISTRIBUIDORES E ATACADISTAS


Rio em fase de crescimento

Folha: Qual a perspectiva para o comércio de bens, serviços e turismo em 2010?

 

Orlando Diniz: Com a retomada da atividade econômica, a volta da confiança do consumidor, a normalização do crédito e os benefícios fiscais concedidos pelo governo com relação ao IPI, o comércio passou a refletir, no fim de 2009, uma conjuntura favorável para a economia. Para 2010, se o fim da redução do IPI vai de encontro a tal movimento, no caso de duráveis, o reaquecimento da atividade e as perspectivas positivas para a economia, ao receber investimentos que façam frente às exigências para sediar eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, permitem considerar a continuidade de uma trajetória ascendente das vendas. Esse é um cenário que se aplica especialmente ao nosso estado.

 

Folha: Como o Comércio passou pelo período da crise?

 

Orlando Diniz:Embora tenha sofrido no primeiro momento com a piora das condições de crédito, a deterioração da confiança do consumidor e as perdas no mercado de trabalho, o setor conseguiu manter-se como principal instrumento contra os efeitos da crise. A massa salarial resistiu bem e favoreceu as vendas principalmente de produtos de primeira necessidade. O crédito normalizou-se e, com desonerações fiscais, notadamente no caso do IPI, o consumidor, aos poucos, viu-se mais confiante para retomar as compras de produtos de maior valor agregado.

 

Folha: Quais setores devem destacar-se este ano?

 

Orlando Diniz: Os efeitos do avanço da massa salarial, com crescimento da renda em termos reais e recuperação gradual do emprego, devem manter sua influência sobre o consumo. O fim de incentivos fiscais, por sua vez, tende a impactar as vendas de eletrodomésticos e automóveis, mas deverá ser compensado pela retomada do crédito e da confiança do consumidor, pela sensação de que a crise realmente ficou para trás e que 2010 será melhor que 2009, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho.

 

Folha: Quais são os principais entraves para o desenvolvimento do comércio?

 

Orlando Diniz: Carga tributária elevada, excesso de burocracia e juros destoantes do patamar internacional. A economia brasileira lida com uma carga de impostos de aproximadamente 40% do PIB, de modo que as desonerações são importantes instrumentos de incentivo ao setor.

 

Folha: O que esperar do mercado de trabalho no setor do comércio este ano?

 

Orlando Diniz: O comércio de bens e serviços exerce, com satisfação, o papel de maior empregador do País, e, mesmo em meio à crise, contribuiu para que seus efeitos não fossem ainda mais prejudiciais ao mercado de trabalho. No Grande Rio, segundo o IBGE, a taxa de desemprego, em dezembro, foi a menor verificada desde 2002, o que merece destaque ainda maior por ter ocorrido conjugada a um aumento de 7,1% da renda média domiciliar per capita, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Agora, com renda e emprego sustentados e com perspectivas favoráveis, o setor tende a permanecer nesse círculo virtuoso de contratações.

 

Folha: Quais as ações que a Fecomércio-RJ está tomando para fortalecer o comércio?

 

Orlando Diniz: Podemos destacar o projeto Crédito, com objetivo de gerar informação de qualidade e subsídios na construção de uma via de inserção do empresário de menor porte nesse mercado. Passamos a oferecer o site Qualicred – Qualificação para Acesso a Linhas de Crédito – no intuito de prestar capacitação e gerar material didático sobre o tema. A Fecomércio-RJ fornece também uma gama de informações específicas e conjunturais a empresários e sindicatos, acerca dos principais temas de interesse do setor, por meio de pesquisas, relatórios, palestras, posicionamento na mídia e publicações. Temos ainda projetos de capacitação para os empresários de menor porte, em gestão e desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras ações com vistas ao desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.

 

Investimento social na América Latina

A EMC Corporation, líder mundial de soluções para armazenamento e gerenciamento da informação, anuncia um programa de investimento social que contemplará comunidades carentes da América Latina com recursos tecnológicos e educacionais. Em parceria com a AlfaSol, organização educacional sem fins lucrativos no Brasil, 250 alunos da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde 30% dos estudantes estão desempregados e 59% não têm educação formal, estão aprendendo a ler e escrever. O programa também inclui testes de visão e o fornecimento de óculos para aqueles que necessitam.

 

Crimes na Internet

Segundo o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), o número de incidentes indesejados ocorridos na internet aumentou 61% em 2009. O problema mais comum é o de tentativa de fraude, que corresponde a 70% do total e cresceu 79%. Com a propagação da internet, cresceram também os crimes virtuais. A boa notícia é que 80% deles são resolvidos e punidos, mesmo sem leis específicas para o mundo digital.

 

Fruit & Tech 2010

A segunda edição volta fortalecida com o sucesso alcançado em sua estréia no ano passado. O evento acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, e tem entrada gratuita tanto para profissionais como para interessados no mercado de frutas, legumes e derivados.

 

Garimpo Editorial Lana nova coleção

A editora está lançando a coleção Pensamentos do Líder, onde Blanchard e Maxwell apresentam e comentam uma compilação de reflexos sobre a liderança elaboradas por algumas das figuras mais brilhantes e notáveis da História.

 

PlastShow terá um dia a mais de evento

Este ano serão 4 dias de evento. Com isso, aumentam as oportunidades para gerar novos negócios, especialmente em um ano que promete uma retomada significativa da economia. A 5ª edição do PlastShow acontecerá entre os dias 6 e 9 de abril. Composto de feira e congresso, será realizado no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), atraindo fabricantes, fornecedores, desenvolvedores e prestadores de serviços.

Serão mais de 200 expositores distribuídos por 10000m2, 25% a mais do que em 2008, data da última edição. O público visitante compreende profissionais dos segmentos automobilístico; autopeças; eletroeletrônicos; eletrodomésticos de linha branca; telecomunicações (fios e cabos); brinquedos; calçados; construção civil; tecnologia médica; embalagens e produtos descartáveis; utilidades domésticas; agrícola.

 

Outras informações no site www.arandanet.com.br/eventos2010/plastshow/index.html

 

 



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