Ao longo de todos estes anos nos quais venho trabalhando na área de software e soluções para a automação do comércio, percebo que o maior entrave é convencer os empresários, principalmente os de pequenos e médios portes, de que a automação comercial não significa apenas custo – geralmente entendido para agradar ao Fisco -, mas sim um investimento para gerenciar rentavelmente o próprio negócio.
	    Os valores da automação comercial não são baixos,  porém os benefícios são imensos, principalmente para o empresário que tem mais  de um ponto de venda. Hoje, com a concorrência acirrada, é necessário um árduo  controle das despesas, por meio de implantação de processos informatizados.
      Como ser mais eficaz, cobrando maior eficácia dos  empregados, produzindo mais, com menos recursos e em menor tempo? A resposta é  direta: agilizando processos por meio de softwares específicos para gestão do  comércio e treinando gerentes e empregados para que aprendam a utilizar bem as  novas ferramentas tecnológicas.
      Automatizar é muito mais do que substituir a  antiga caderneta ou a caixa registradora. È ter controle total do negócio,  independentemente do tamanho da empresa. Um bom sistema informatizado ajuda a  multiplicar as vendas, controlar o fluxo de caixa, estoque e até a conhecer bem  os clientes.
	    Para informatizar o estabelecimento ou rede de  lojas é preciso a ajuda de um consultor de varejo, para que seja feita uma  análise profunda de cada um dos setores do negócio e descobrir como é a rotina  da empresa. O passo seguinte é inserir no sistema ferramentas para gerenciar  cada uma dessas etapas. O processo deve ser acompanhado pelo consultor até que  toda a nova engrenagem esteja bem executada.
      Supermercados, restaurantes, farmácias, redes de  calçados e lojas de departamento, entre outros inúmeros ramos do comércio, já  comprovaram excelentes resultados com a automação. Mas engana-se o empresário  que pensa que só os grandes estabelecimentos devem ser informatizados. Os  pequenos e médios comerciantes também têm de buscar a automação, para se  atualizar no mercado e não perder espaço para a concorrência e ver seu lucro  diminuir.
	    Marcio Blak
	    Engenheiro, consultor em automação comercial e diretor da Varejo  & Consultoria.

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